Programas (PPRA-PCMSO-LTCAT)

PPRA – Programa de Prevenção os Riscos Ambientais

 

Este serviço tem por objetivo avaliar, definir e controlar os riscos ambientais originados nos postos de trabalho, que possam provocar danos à saúde, integridade física e bem estar dos trabalhadores. Levando em consideração a proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais.

 

O procedimento para elaborar este documento consiste em:

 

Visita INLOCO dos Técnicos de Segurança do Trabalho, em todas as unidades do cliente para levantamentos de riscos ocupacionais e emissão dos Programas, que contemplam:

 

  • Riscos Físicos:  qualitativo ou quando necessário quantitativo de ruído (Decibelímetro), quantitativo de calor, quantitativo de frio, qualitativo de radiações ionizantes, qualitativo de radiações não ionizantes, entre outros;
  • Riscos Químicos: qualitativo de produtos químicos;
  • Riscos Biológicos: qualitativo de riscos biológicos;
  • Riscos de Acidentes: avaliação das instalações, edificações, eletricidade entre outros;
  • Recomendações Gerais: Indicação de necessidade de treinamentos específicos, condições sanitárias, implantação de documentações legais em saúde ocupacional, entre outros;

 

Após execução destes procedimentos o documento é gerado e disponibilizado ao cliente.

 

PPRA é obrigatório?

 

Sim, de acordo com a norma regulamentadora 9, a qual regulamenta a proteção do trabalhador de acordo com os riscos.

 

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

 

Trata-se de um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador. As medições realizadas no meio ambiente de trabalho servem para análise dos fatores que influenciam, diretamente, os trabalhadores. Dependendo da necessidade do seu negócio, são avaliados os níveis de temperatura, ruídos, vibrações, iluminação, além dos riscos de contaminação.

 

Oferecemos serviços especializados para medições, visando avaliar as condições do ambiente de trabalho em relação às características fisiológicas dos trabalhadores. O objetivo desse serviço é garantir que as empresas atuem em conformidade com os níveis permitidos nas normas regulamentadoras.

 

Veja a relação de alguns parâmetros para medições:

 

  • Ruído
  • Vibração
  • Frio
  • Calor
  • Iluminação
  • Produtos químicos

 

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

 

Com base nas informações constantes no PPRA, o médico do trabalho da assessoria ocupacional elabora o PCMSO e podem coordenar os mesmos durante a vigência do contrato. O PCMSO tem como objetivo a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. Este documento indicará quais os exames e periodicidade de realização dos mesmos os quais os funcionários deverão realizar.

 

Para o gerenciamento do PCMSO e execução de suas demandas, a assessoria ocupacional oferece grande rede médica em várias cidades, atendendo maior parte dos exames complementares ocupacionais, serviço acordado em negociação com sua empresa.

 

PCMSO é obrigatório?

 

Sim, de acordo com a norma regulamentadora 7.

 
 

Fale conosco. Como podemos ajudar?

Preencha o formulário abaixo: